Possui experiência em diferentes segmentos da infraestrutura, energia e agronegócio, liderando projetos complexos, negociações e acordos de todos os tipos, e também disputas judiciais e arbitrais. Atuou como executiva jurídica e Conselheira de Administração em empresas.
É mestra em Direito Administrativo pela PUC/SP desde 2003, orientada pelo Professor Celso Antônio Bandeira de Mello. Sua dissertação de mestrado se transformou no livro “Remuneração dos Serviços Públicos”, publicado em 2005 pela Malheiros Editores. No livro, ela trata do regime jurídico das tarifas das concessões de serviço público.
Também em 2005, Joana se submeteu a concurso docente na PUC/SP e passou a dar aula de Direito Administrativo na Faculdade de Direito. Também já ensinou Direito Administrativo na Universidade Federal da Bahia e em diversos cursos de pós-graduação pelo país.
Tendo passado por escritórios tradicionais em São Paulo, sua principal atuação está focada nas áreas de Direito Administrativo e Tributário. Com experiência estratégica e olhar no resultado do cliente, Joana atuou como executiva jurídica e conselheira de administração de empresas, nos setores de infraestrutura, energia e agronegócio, liderando projetos complexos, acordos de todos os tipos, especialmente com o Poder Público e trabalhando para a solução de questões de alta indagação em disputas judiciais e arbitrais.
Participa de vários eventos nacionais sobre temas jurídicos relevantes do Direito Administrativo, tendo também publicado trabalhos sobre o tema em revistas especializadas.
Atualmente, Joana preside a Comissão de Integridade e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e é uma das fundadoras do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador (IDASAN), atuando também como investidora-anjo de start-ups voltadas a investimentos de impacto social.